O documentário, The Minimalists: Less is Now está disponível na Netflix, e debate diversos temas como as escolhas dos consumidores, o efeito do capitalismo, a sustentabilidade, entre outros.
Como mencionamos na publicação do dia 25 de abril, no Instagram, todos compramos algo que mais tarde não damos o devido uso, e é necessário controlar estes fatores. Temos de ter consciência das nossas ações e consumir menos. Ser minimalista não é aglomerar coisas, mas sim consumir de modo mais consciente.
Por vezes, a Internet incentiva-nos a comprar muita coisa por impulso e de forma inconsciente para satisfazer desejos e necessidades existentes, que por vezes não são assim tão necessários. É preciso deixar de lado os hábitos consumistas e começar a consumir produtos que realmente fazem sentido para a nossa vida, devemos deixar de comprar algo só porque é bonito ou porque gostamos, mas sim pela falta e utilidade que lhe vamos dar.
O documentário questiona as tuas escolhas e faz com que percebas que os desejos do Homem são inúmeros e ilimitados, e não se pode verdadeiramente alcançar a felicidade a partir de "coisas".
Segundo a perspetiva minimalista, livrarmo-nos de coisas que não utilizamos, parece fácil, mas separarmo-nos do lixo pode ser mais difícil ainda. Nicodemus, um dos participantes do documentário, desmente a opinião que muitos têm sobre viver uma vida comum e minimalista, "Muitas vezes confundimos simplicidade com facilidade, viver uma vida simples requer muito trabalho".
O documentário partilha os padrões de consumo e explica o porquê de guardarmos "tralha" e ensina-nos sobre os benefícios de uma vida sem juízos de valor.
Contamos contigo!
Créditos:
Commenti